Neste artigo vamos falar sobre os Benefícios do Alecrim segundo o livro de Fernanda Botelho….
Fernanda Botelho, 2020. Uma mão cheia de plantas que curam (Pág 30) 3ºEdição. Dinalivro
“Não existem duvidas quanto à eficácia do alecrim como estimulante do sistema nervoso e do cérebro, dado que melhora a circulação cerebral, a concentração e a memoria. Deve tomar-se uma chávena de chá de manhã em jejum e mais duas ou três ao longo do dia para poder sentir os benefícios passadas uma ou duas semanas.
Por ser um estimulante da circulação cerebral, aumenta o fluxo de sangue no couro cabeludo, sendo muito eficaz no combate à queda do cabelo, em forma de infusão e em uso interno ou externo.
Através de massagens nas raízes capilares, fortalece o seu crescimento. Usa-se também para reduzir problemas de flatulência, bem como estimular o fígado e a vesícula, visto que aumenta o fluxos da bílis. É igualmente útil no tratamento da anemia.
Além disso, alivia dores de cabeça, insónias, fadiga crónica e estado convalescentes. Auxilia o sistema digestivo, combatendo a tensão pré-menstrual. as dores de garganta, o mau hálito – por ser antibacteriano e antifúngico – e o cansaço e dores musculares.
Pode ser utilizado no tratamento da epilepsia e das vertigens. Em infusão, é particularmente benéfico, quando usado contra a hipotensão arterial, os desmaios e a fraqueza associada à má circulação sanguínea. Contém óleos voláteis (1 a 2%), borneol, canfeno, cânfora, cineol, matéria amarga e resinosa, grande quantidade de taninos, um glicósido, flavonoides e ácidos rosmarínico.” (Fernanda Botelho, 2020)